Perguntas frequentes

O que é um unoego? 

Um unoego é um produto processual, projetado cuidadosamente para atender sua necessidade mais imperiosa, que é aquela que você não consegue definir concretamente. Todos nós queremos algo desta vida, e cada um provavelmente quer algo diferente. Mas responder objetivamente, em caráter ontológico, à pergunta “o que eu quero desta vida?”, não é fácil. Um unoego é uma resposta para a sua resposta, seja ela qual for, e mesmo que você ainda não a tenha formulado. Concatenando uma série de atividades, materiais, conteúdos e discursos, um unoego é um objeto-acontecimento (nem sempre palpável, nem sempre narrável, algumas vezes ambos), que ocorre precisamente entre você e o mundo, preenchendo as lacunas de sentido com as certezas de que você precisa, sempre móveis e fluídas. Unoego é portanto a liga da existência: coisa-porque-substância, vivência-porque-desaparece – um produto processual, à revelia dos processos produtivos do capitalismo global.

Como tomar posse de um unoego?

A vida está cheia de unoegos, isto é certo. Mesmo quando tudo está no lugar em que deveria estar, cumprindo uma função social convencional e passando batido por nossos sentidos, um simples olhar enviesado torna perceptível a existência dos unoegos. Mas isso depende de você, claro. Não se pode tomar posse de um unoego sem uma atitude subversiva, de se buscar fissuras no paredão da vida. Assim que você percebe um unoego, sente uma propulsão ao ato de possuí-lo: faz o que tem que fazer com uma certa obsessão e, mesmo depois do ato, não entende bem o seu significado. Assim, um unoego, embora em certa medida já pré-exista, toma forma precisa e singular no momento em que você o possui (e precisamos ressaltar: no momento em que você é possuído).

Afinal de contas, o que é um unoego?

Por sua singularidade estritamente vinculada ao contexto de sua criação, um unoego não pode ser precisamente definido. Mas de forma alguma ele inexiste ou é qualquer coisa. Nossa iniciativa se fundamenta justamente na pesquisa e na criação de unoegos: diferentes de qualquer coisa que você conheça, unoegos, por sua vez, são algo preciso, pontual e efetivo. Ainda que não possa ser definido em seus contornos materiais, dada a variação do produto conforme a situação em que venha a existir, você saberá o que é um unoego, com certa precisão, assim que o possuir.

 

Ainda estou confuso, poderia me falar mais sobre o Unoego?

Unoego não pode ser definido, mas sua presença pode ser mensurada no momento em que é possuído, podendo ser re/conhecida através de seus efeitos. Os mais conhecidos são: sorriso (em casos menos frequentes gargalhadas), suspiros, movimentos involuntários do corpos (como uma pequena dança), olhares atentos (diferentes dos olhares dispersos do cotidiano), maior lubrificação ocular (em menor frequência lacrimação), dorso mais projetado, em abertura frontal, maior pré-disposição para abraços espontâneos, re/pensamentos sobre vida e existência, diminuição do valor simbólico do dinheiro em comparação com os de ordem afetiva, calor (em alguns casos pode ampliar a sudorese), desdobramentos variados nos movimentos seguintes da vida como desvios da rotina (mais idas ao cinema, encontro com amigos, participação e ações de cunho social, entre outros), mais tempo gasto ouvindo e menos tempo falando, maior pré-disposição a elogios, entre outros. Ainda que um ou outro desses efeitos pode não ser percebido, pode haver se possuído um unoego no encontro com nossas Maquinarias, pois o principal ponto de contato é com os afetos e as sensações (e essas muitas vezes passam despercebidas pelo intelecto, pois não são seus pontos centrais de foco).