Perguntas frequentes

Unoego é um espetáculo? 

A criação de Unoegos pode ser vista como um espetáculo, uma vez que ele é produzido para as pessoas, com as pessoas e através das pessoas: nossa Maquinaria MMM é montada em espaços públicos, pois precisa da Materialidade dos Fluxos Inconstantes (FI2TEP2EI). Para a Unoego, importa também a produção de sentidos (um dos efeitos colaterais benéficos da criação dos unoegos), e ainda que a espetacularidade não seja um objetivo da empresa, se assim for percebida, também pode o ser.

Como posso adquirir meu unoego?

Um unoego é adquirido sempre que for possuído, nunca antes. Em termos de uma concretude perceptiva, ele passa a existir no encontro entre você e a Unoego. Mas não podemos produzir o unoego sem sua presença, pois cada unoego é resultado de um encontro específico entre nossas maquinarias e você (que passa a fazer parte dessa maquinaria nesse momento). Assim, um unoego, embora em certa medida já pré-exista, toma forma precisa e singular no momento em que você o possui (e precisamos ressaltar: no momento em que você é possuído).

Afinal de contas, o que é um unoego?

Por sua singularidade estritamente vinculada ao contexto de sua criação, um unoego não pode ser precisamente definido. Mas de forma alguma ele inexiste ou é qualquer coisa. Nossa empresa foi criada justamente para a pesquisa e criação de unoegos: diferente de qualquer coisa que você conhece, ao contrário, um unoego é algo preciso, pontual e efetivo. Ainda que não possa ser precisado em seus contornos materiais, dada a variação do produto conforme a situação em que venha a existir, você saberá o que é um unoego, com certa precisão, assim que o possuir.

Mas como vou adquirir um produto antes de conhecê-lo?

A Unoego tem como um dos seus pilares a crença na vontade do ser humano. Essa vontade, que não pode ser definida especificamente, nós definimos como Vontade de Potência (VP, sob a qual você poderá saber mais em nossa maquinaria ficcioentífica). As coisas que você pode comprar no mercado você sabe o que é, sua forma, preço e valor. Mas também sabe que por mais que adquira essas coisas, ainda lhe falta algo. Este algo é o unoego. Ele não é preciso, não tem peso, tampouco valor definido. Mas pode ser o produto que falta no seu dia-a-dia. Portanto, para saber, é preciso possuí-lo com a coragem de quem busca algo que não sabe bem o que é: é para essas pessoas que a unoego existe!

Onde encontro um unoego no mercado?

A Unoego investe em diferentes plataformas de acesso ao produto. Pelas especificidades e características do unoego, você pode possuí-lo diretamente através da internet, em nossas 3 Maquinarias: MC / NF / AI (links). Outra forma de adquiri-lo é através de nossa Maquinaria MMM (link), que é montada de tempos em tempos em um espaço urbano (fique atento à nossa agenda).

Quanto vale um unoego? 

Operamos com base numa economia colaborativa e consciente.  Um unoego não tem um valor financeiro definido, mas existe uma forma de calcula-lo. Essa fórmula é: valor microafetivo do unoego + quanto vale uma unidade de moeda local em seu contexto atual. Para fazer esse cálculo é necessário uma primeira instância afetiva, que pode ser mensurada a partir da seguinte pergunta “como eu me sinto com o unoego em relação a como eu me sentia antes de possuí-lo?”. Após ter feito esse cálculo mensure a segunda unidade com a seguinte pergunta “Quanto vale uma unidade da moeda local em relação à minha condição financeira hoje?”. Com esse cálculo você pode definir o valor do seu unoego, e nós não interferimos nesse cálculo.

E como faço o pagamento?

Na Maquinaria MMM você pode fazer o pagamento direto em nosso Unobanco, em moeda corrente local. Pela internet, o pagamento pode ser feito através de nossa Agora mesmo, através de contato direto. É importante destacar que o capital financeiro não é nossa moeda central de troca. Ainda que a moeda local seja uma importante fonte de mobilização de recursos na sociedade contemporânea, centrada nesse tipo de capital, nossas trocas são centradas no capital afetivo, que pode ser cálculado em moeda local, conforme já exposto. A troca de unoegos por produtos feitos por você é mais do que bem vinda e desejada em nosso modelo econômico.

Ainda estou confuso, poderia me falar mais sobre o Unoego?

Unoego não pode ser definido, mas sua presença pode ser mensurada no momento em que é possuído, podendo ser re/conhecida através de seus efeitos. Os mais conhecidos são: sorriso (em casos menos frequentes gargalhadas), suspiros, movimentos involuntários do corpos (como uma pequena dança), olhares atentos (diferentes dos olhares dispersos do cotidiano), maior lubrificação ocular (em menor frequência lacrimação), dorso mais projetado, em abertura frontal, maior pré-disposição para abraços espontâneos, re/pensamentos sobre vida e existência, diminuição do valor simbólico do dinheiro em comparação com os de ordem afetiva, calor (em alguns casos pode ampliar a sudorese), desdobramentos variados nos movimentos seguintes da vida como desvios da rotina (mais idas ao cinema, encontro com amigos, participação e ações de cunho social, entre outros), mais tempo gasto ouvindo e menos tempo falando, maior pré-disposição a elogios, entre outros. Ainda que um ou outro desses efeitos pode não ser percebido, pode haver se possuído um Unoego no encontro com nossas Maquinarias, pois o principal ponto de contato é com os afetos e as sensações (e essas muitas vezes passam despercebidas pelo intelecto, pois não são seus pontos centrais de foco).